domingo, 18 de novembro de 2012

Casando na Praia {No Rio Grande do Sul}

Após o post Casamento na Praia {inspiration}, recebi esse comentário, e algumas perguntas por email, então resolvi falar sobre casamentos na praia no RS.

"Ai Daiaaaaaaaaaaa que sonho!!! Mas aqui no Rio Grande do Sul é impossível. Quando não tem ventania, tem um calorão de derreter. Teria que observar no convite: Não esqueça seu filtro solar!Fora que não tem nenhum local que faz esse tipo de serviço na beira a mar. "

O sonho de muitos noivos é casar na beira da praia, em meio a belezas natural. Quem tem esta vontade deve, primeiramente, decidir em qual praia quer que o casamento se realize, depois tem de ir atrás da autorização da prefeitura para que a cerimônia aconteça. Geralmente é autorizado apenas a cerimônia, sem a festa.



A alternativa para os casais que não conseguiram autorização para fazer a festa na beira mar é alugar um salão de festas ou um hotel perto da praia escolhida. Alguns hotéis que ficam na beira da praia realizam casamentos, daí tudo fica mais prático.

Cada cidade tem suas próprias regras quanto a casamentos na beira da praia. Os casais que desejam se unir com os pés na areia e ao som do barulho das ondas devem entrar com um requerimento junto à secretaria responsável.

Para casar em Torres os noivos devem entrar com um requerimento detalhado sobre o evento junto à Secretaria do Meio Ambiente da cidade. É cobrada uma taxa pelo requerimento, que custa em torno de R$10,00. Se o casório for permitido, é autorizada apenas a cerimônia e com pouca estrutura montada na areia. Geralmente a prefeitura solicita, em troca da autorização, materiais de conscientização ambiental, como folders e placas.

Se o casamento ocorrer no verão, a cerimônia deve ser nos horários em que o sol está mais baixo. De manhã ou no final da tarde são os horários ideais. Para proteger os convidados do sol excessivo e até de uma provável chuva, pode ser interessante utilizar uma cobertura, como uma tenda, por exemplo.

Mas, eu recomendo o final da tarde, para ter a oportunidade de aproveitar a linda iluminação do pôr do sol. 



Conhecer o clima da região que você vai casar também é importante, evitando assim realizar a cerimônia em uma época de chuvas. O vento é outro inimigo que pode atrapalhar os seus planos, portanto, certifique-se de que a praia é mais protegida e não costuma ventar demasiadamente.


Consulte os padrões sazonais no site do instituto da meteorologia antes de marcar a data. Se possível, escolha uma altura em que o tempo seja mais consistente e menos imprevisível.


Informe os convidados que o casamento vai ocorrer na praia.

Para um evento como esse, acho importante ter um profissional assessorando os noivos e auxiliando na organização do evento.

Escolha uma decoração simples, pois a ideia é aproveitar esse belo cenário como moldura.

E aí, gostaram das dicas?
Beijocas a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário